O sucesso do programa de reciclagem de resíduos sólidos de Jaraguá do Sul, tem despertado interesse de pessoas e entidades de vários municípios. Nesta sexta-feira (26), técnicos do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures), que abrange as cidades de Cocal do Sul, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga, no Sul de Santa Catarina, visitaram o Samae. O gerente de projetos do Consórcio, Lindomar Caciatore Júnior, disse que o grupo ficou sabendo do trabalho desenvolvido em Jaraguá do Sul através das redes sociais. “E decidimos conhecer de perto esse case de sucesso”, afirmou. O grupo elogiou a estrutura do Samae, e ressaltaram que a visita foi importante, tanto para conhecer o sistema quanto para levar ideias que poderão ser aplicadas pelo consórcio.
Na quarta-feira (23), o vereador de Joinville Adilson Girardi (MDB), acompanhado do presidente do Conselho das Associações de Moradores do bairro Vila Nova (CAVIN), Júlio Cézar Savadil, conheceram o programa “Saco Verde”. A intenção é implantar programa semelhante na maior cidade do estado. “É importante conhecer os bons modelos para usar como referência”, destacou Girardi.
No início da semana o programa “Saco Verde” foi destaque no Congresso Internacional Cidades Lixo Zero (Zero Waste Cities), em Brasília-DF. “Mostramos ao mundo o que estamos fazendo nessa área”, ressaltou a gerente de resíduos sólidos da autarquia, Morgana Decker.
Na semana passada o programa já havia sido destaque em Conferência estadual em Florianópolis, como um dos oito melhores projetos de boas práticas na área de gestão municipal de resíduos de Santa Catarina.
Nas últimas semanas, ao menos 10 municípios enviaram representantes para saber mais sobre a reciclagem de Jaraguá do Sul. “Até uma representante do município de Ilha Solteira/RJ está interessada em conhecer o nosso projeto”, enfatizou Morgana.
O programa “Saco Verde”, consiste na distribuição de 200 mil sacos a cada cinco semanas, que aliado a adesão dos moradores (92% dos munícipes dizem separar o lixo reciclável em suas residências, segundo pesquisa), faz com que Jaraguá do Sul recicle de 26% a 30% dos resíduos sólidos recolhidos na cidade. O programa recolhe 636 toneladas de resíduos sólidos por mês, 24 toneladas diárias. Todo esse volume de material é coletado e separado por 11 cooperativas credenciadas, onde trabalham 120 pessoas. Em 2021 o Samae espera coletar mais de 8 mil toneladas de material reciclável.